Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore – Poemas

 

 

 

Aceite-me

 

Aceite-me, querido Deus, aceite-me por um momento.

 

Deixe os dias órfãos gastos sem Você serem esquecidos.

 

Alongue este breve instante por Seu amplo colo, mantendo-o sob Sua luz.

 

Vaguei atrás de vozes que me atraíram…deu em nada.

 

Permita-me, agora, sentar em paz e escutar Suas palavras no espírito de meu silêncio.

 

Não mostre Suas costas aos segredos obscuros do meu coração: queime-os até que Seu fogo os ilumine.

 

(Rabindranath Tagore)

(Poema digitado e conferido por mim mesmo no Google Books, do livro “O Coração de Deus: Poemas Místicos de Tagore Rabindranath” – Escolhidos e editados por Herbert F. Vetter. Tradução de Alberto Pucheu. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p. 21)

 

 

 

 

Libertação

 

Para mim, libertação não está na renúncia. Sinto o abraço da liberdade em milhares de enlaces do deleite.

 

Você sempre me serve a dose fresca do Teu vinho encorpado e aromático, enchendo esta taça terrena até a borda.

 

Com Sua chama, meu mundo acenderá centenas de velas diferentes e as depositará no altar de Seu templo.

 

Não, jamais fecharei as portas dos meus sentidos – os deleites da visão, do tato e da audição revelarão Seu deleite.

 

Sim, minhas ilusões arderão no regozijo iluminado e a maturidade de meus desejos dará os frutos do amor.

 

(Rabindranath Tagore)

(Poema digitado e conferido por mim mesmo no Google Books, do livro “O Coração de Deus: Poemas Místicos de Tagore Rabindranath” – Escolhidos e editados por Herbert F. Vetter. Tradução de Alberto Pucheu. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p. 30)

 

Publicado em 9 de outubro de 2012 por Fabio Rocha  em A Magia da Poesia

 

Deixe um comentário

