Carlos Fuentes

 para mim Jesus disse: Anselmo, meu filho, não sejas um cristão acomodado, inferniza a vida da Igreja e do rei, eles adoram os católicos tranqüilos. Eu, por meu lado, adoro os cristãos revoltados, como tu: não ganhas nada sendo um católico sem problemas, um simples fiel, um homem de fé que nem sequer percebe que a fé é absurda e por isso é fé e não razão; a razão não pode ser ilógica, a fé tem de ser ilógica porque é preciso crer em Deus contra toda a evidência, e, se Eu fosse lógico, não seria Deus, não me teria sacrificado, teria aceito todas as tentações do Deserto e seria – estás Me ouvindo, filho Anselmo, estás me ouvindo, irmão Baltazar? – seria o mesmíssimo Diabo rabudo e mandinguento que inventou a frase “penso, logo existo…”. Quanta pretensão! Nem o meu pensamento é meu, nem a minha existência. Nem penso nem existo sozinho. Compartilho cada palavra, com Deus, contigo, Baltazar, e também cada batida do coração.”

Carlos Fuentes

In: A Campanha (trecho) – Ed. Rocco, 1996

Deixe um comentário

