Viva João Ubaldo Ribeiro! por André J. Gomes via Revista Bula

É que tem gente que deixa o mundo melhor, né? Tem gente que abre o riso e o tempo. No meio de tanta bobagem, tanto desgosto, tanto ranço, tanta empáfia, tem gente que faz a vida mais simples em toda a sua complexidade.

Tempos difíceis, os nossos. Já faz tempo que é assim. É que a gente aprendeu a levar o carro adiante no tranco. Aprendeu o ritmo louco das coisas, descobriu como faz pra seguir em frente quando sobe e quando desce.

É que tem gente que ajuda muito. Gente que ilumina, farol na praia selvagem, luz na picada estreita, fogo estalado no silêncio frio que vez ou outra toma a alma da gente.

Tem gente que inventa que a vida vai ser mais simples e mais bonita e interessante e ai dela se não for. Gente que transforma seu tempo em graça e inteligência só porque existe.

Gente que é força da natureza, que troveja quando fala, venta quando caminha e transforma quem o vê, quem o ouve e quem o sente.

Ah… mestre. Agora me dou conta de que dei seu nome ao meu filho. Não foi por sua causa, não. Mas é uma coincidência boa, dessas que você me ensinou a ver por aí. Agora percebo quantas vezes a sua risada me empurrou à frente, quanto do seu pensamento ora esclareceu o meu, ora bagunçou tudo, quantas brigas imaginárias contigo me fizeram mais safo. Quantas vezes eu senti vontade de ser você.

Obrigado, homem da ilha, baiano da gota. Viver é mais doce e mais bonito porque vira e mexe Deus manda gente como você fazer das suas aqui embaixo.

E, olha, tem tanta lembrança sua por aqui que a saudade que já existe quase não vai aporrinhar tanto. É que tem gente que nasce, vive e não morre nunca mais.

Viva o povo brasileiro. Viva João Ubaldo Ribeiro!

Anúncios

2 respostas em “Viva João Ubaldo Ribeiro! por André J. Gomes via Revista Bula

  1. Belo texro este de André J. Gomes publicado em homenagem ao grande escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. Parabéns ao blog pelo seu primeiro aninho. É sempre muito prazeroso visita-lo para nos deleitarmos com suas variadas abordagens literárias.

    • O André soube homenagear o nosso grande escritor João Ubaldo Ribeiro lindamente . Foi muito bonito , mesmo . E quanto ao aniversário do Compasso Lento , obrigada por juntar – se a nós na comemoração desse nosso companheiro de jornada !
      Obrigada pela visita !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s